sexta-feira

Retrospectiva 2011

 

bailarina_

Nesse post vou relembrar todos os assuntos citados neste blog que foi feito para expectadores fiéis da dança e para bailarinos e bailarinas de todos os ritmos.

Maio

1° postagem:

O blog foi lançado no dia 21 de maio de 2011, com o post Primeira comunicação- falando um pouco da proposta do blog.

2° postagem:

A segunda postagem foi o post Jóias da dança-, com frases de estudiosos da dança que incentivam bailarinos e bailarinas.

3° postagem:

Essa postagem foi o início da história da dança desde os início dos tempos, foi o post Onde tudo se iniciou.

4° postagem:

A Dança a partir dos Tempos Primitivos foi a continuação do terceiro post, iniciou com uma poesia da dança dos tangarás e a relação do corpo e alma.

Junho

5° postagem:

Foi a segunda parte do post “A Dança a partir dos tempos Primitivos” falando sobre os primeiros tipos de danças criados pelo homem:A Dança a partir dos Tempos Primitivos 2a parte.

6° postagem:

Em “A Dança dos Povos” (Egito), o objetivo era mostrar que em cada país houve uma contribuição significativa para a dança em geral; veja os posts de “A Dança dos Povos”:

7° postagem:

 A Dança dos Povos na Mesopotâmia, falando sobre os Assírios e os Caldeus.

8° postagem:

O post “A Imagem que Fala!” fala sobre bailarinos famosos que, são ídolos de estudantes da dança.Esse post fala sobre a biografia de Ekaterina Maximova.

9° postagem:

A Dança dos Povos falando sobre a Grécia Antiga.

10° postagem:

Julho

11° postagem:

Foi o Evento!! do arraial dos formandos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

12° postagem:

A Dança dos Povos falando sobre a Roma Antiga.

13° postagem:

A Imagem que Fala!! narrado por Elizaveta Gerdt falando sobre Maya Plisetskaya.

14° postagem:

Foi o Evento!! falando sobre o Festival da Dança de Joinville, o maior festival do mundo.

15° postagem:

A Dança dos povos falando sobre a Alemanha.

16° postagem:

Notícias do Evento!! falando sobre as noites especiais do Festival de Dança de Joinville.

Agosto

17° postagem:

A Dança dos Povos falando sobre África.

18° postagem:

A Imagem que Fala!! falando sobre uma ilustre bailarina ( a primeira bailarina a dançar na ponta dos pés): Marie Taglione.

19° postagem:

Ballets de Repertório (Don Quixote) foi um tópico criado para o conhecimento de ballet clássico, são os ballets que foram criados a anos atrás.

20° postagem:

Ballets de Repertório falando sobre o ‘Ballet Giselle’.

21° postagem:

Ballets de Repertório falando sobre o Ballet ‘Lago dos Cisnes’.

22° postagem:

Ballets de Repertório falando sobre o Ballet ‘Capricho Espanhol’.

Outubro

23° postagem:

Ballets de Repertório falando sobre o Ballet ‘As Quatro estações’.

24° postagem:

Visitas do Dance&Dancers!! foi o post de comemoração dos 1000 visitantes do blog Dance & Dancers.

25° postagem:

Ballets de Repertório falando sobre o Ballet ‘O Espectro da Rosa’.

Novembro

26° postagem:

Ballets de Repertório falando sobre o Ballet ‘Esmeralda’.

27° postagem:

Ballets de Repertório falando sobre o Ballet ‘Prelude à L’aprés d’un Faune’.

Dezembro

28° postagem:

Ballets de Repertório falando sobre o Ballet ‘Pedras Preciosas’.

Não podemos esquecer dos posts de vídeos de dança, aqui estão eles:

Variação Cupido

A Incrível flexibilidade das “Irmãs Ross”

Dança de Rua – Rapper’s Delight

Por que você dança-

Ballet “Gopak”

I Love Lucy!

Music Land

Variação Feminina de Corsário

Ballet “Giselle”

Ballet “Carmem”

Variação Feminina de “Raymonda”

Bom, é isso!! A todos aos amigos do Dance & Dancers um grande abraço e um Feliz Ano Novo de muitas realizações e muita dança.

Feliz

 numeros_2_brilhonumeros_0_brilhonumeros_1_brilhonumeros_2_brilho[3]

domingo

Ballets de Repertório

Nona história:

Pedras Preciosas

PP

Bailado da ópera “Tiradentes”, estreada no Rio de Janeiro em 1941 com coreografia de Maria Olenewa.

História:

Ao anoitecer, os garimpeiros, na sua constante procura por pedras preciosas, lutam exaltados pela posse de riqueza das minas.Durante a briga, um deles fica desarcordado enquanto os outros abandonam.Vê no sonho, uma fantasia onde tudo vive em sua imaginação.

In English:

Precious Stones

PP

 

Ballet from the opera "Tiradentes," premiered in Rio de Janeiro in 1941 with choreography by Maria Olenewa.

History:
At dusk, the miners, in their constant search for gemstones, fight for possession of exalted mines.During wealth of the fight, one of them while the other is unconscious leave.Sow in the dream, a fantasy where everything lives in your imagination.

domingo

Ballets de Repertório

Oitava história:

Obs: Below is the English translator.

Prelude à L’aprés d’un Faune

(Tarde de um Fauno)

fauno_high Stefano Azzalim

Poema orquestral apresentado pela primeira vez em poesia do simbolista francês Mallarmé. Representa o monólogo de um fauno( da mitologia grega: misto de homem e animal caprino) em um canavial. A música de estilo pastoril ( de Claude Debussy) procura  traduzir  os sentimentos e paixões do fauno. Como bailado tem argumento e coreografia de Waslav Nijinsky, tendo sido apresentado, por primeira vez, em Paris, no ano de 1912, com decorações e vestuários de León Bakst. Nijinsky, dançando com sete ninfas, teve, neste bailado, uma das suas criações máximas.

 Prelude à L’aprés d’un Faune

(Afternoon of a Faun)

fauno_high Stefano Azzalim

Poem orchestra first performed in French symbolist poetry of Mallarme. Represents the monologue of a Faun (from Greek mythology: a mixture of man and animal goat) in a sugarcane field. The pastoral style music (Claude Debussy) seeks to translate the feelings and passions of the faun. How has ballet and choreography argument Waslav Nijinsky, having been introduced, for the first time in Paris in 1912, with decorations and costumes from Leon Bakst. Nijinsky dancing with seven nymphs, was in this ballet, a maximum of their creations.

Smiley piscandoAté a próxima!!Smiley piscando

sábado

Ballets de Repertório

Sétima história:

Obs: Below is the English translation.

Esmeralda

natalia-osipova

Ballet feito em 5 cenas e três atos, com coreografia de Jules Perrot e seu compositor é Cesare Pugni. Sua estreia foi em 1844, no Teatro de sua Majestade, em Londres, Inglaterra.

História:

Estamos no século XV, no Pátio dos Milagres, em Paris. Ao entardecer, os mendigos encontram-se numa algazarra geral, sob a presidência de Clopin. O poeta Pierre Gringoire é trazido à sua presença.

Os outros o revistam, e como só encontram um poema em seus bolsos, ficam irritados. Clopin condena Pierre à morte.

Dá-lhe, contudo, uma opção: se encontrar uma mulher que queira desposá-lo, será livre. Porém, ninguém se apresenta. Nesse momento, entra a cigana Esmeralda, que se compadece da situação de Pierre e concorda em casar-se com ele.

Claude Frollo aproxima-se de Clopin e confessa seu amor por Esmeralda. O chefe concorda em ceder-lhe a cigana, e Claude declara-se a ela. Claude chama Quasímodo, o sineiro da igreja de Notre Dame, para ajudá-lo a pegar Esmeralda.

Os dois se atiram sobre a cigana. Nesse momento, entra um policial com o capitão Phoebus à frente. Claude consegue fugir, mas Quasímodo é preso. Esmeralda e Phoebus trocam olhares, e a jovem lhe conta sua vida. Ela intercede pelo corcunda e consegue sua libertação, fugindo dos beijos e abraços do capitão e levando consigo sua faixa.

Esmeralda entra em seu pequeno quarto, pobremente mobiliado, segurando a faixa de Phoebus. Com o olhar perdido, forma o nome do capitão com umas letras na mesa.

Entra Pierre Gringoire, o poeta, julgando que aquele abandono da cigana signifique amor por ele. Tenta agarrá-la mas ela se livra, apanha um punhal e o ameaça, dizendo que só o desposou por piedade.Pierre sai, decepcionado. Aparece Claude, com Quasímodo. Ele declara seu amor a Esmeralda, mas logo vê o nome de Phoebus na mesa. A jovem foge. Claude sai atrás dela, mas cruza com Pierre e tenta apunhalá-lo.

É detido por Quasímodo, que jura vingar-se de Phoebus. No jardim da mansão de Gondelaurier, são feitos os preparativos para o casamento de Fleur de Lys e Phoebus.Entra o noivo, que beija, indiferente, sua mão. O capitão demonstra seu sentimento, o que enfurece a noiva, principalmente depois que ela vê a faixa de Phoebus com a cigana. Fleur de Lys arrebata a faixa de Esmeralda, mas cai no chão desmaiada.

Enquanto é levada para casa, o poeta protege a saída de Esmeralda. Phoebus os segue.

É noite. Em um aposento de uma taberna, com uma janela que dá para o rio, entra o chefe Clopin, seguido por Claude, com um archote na mão para iluminar o caminho. Clopin indica um esconderijo e Claude entra ali com um punhal.

Tempos depois chegam Phoebus e Esmeralda. O capitão pergunta à jovem como é que ela pode amar dois homens ao mesmo tempo. Tomando uma pluma e soprando-a, ela responde que seu amor é como uma pluma ao vento.

Com ciúmes, Claude salta sobre os dois com o punhal na mão. Phoebus puxa Esmeralda para um quarto. Ouve-se um tiro e a queda de um corpo. Claude sai correndo e salta pela janela. Esmeralda desmaia.

Clopin invade o recinto, seguido por outras pessoas e acusa Esmeralda de assassinato.A cigana é presa, apesar de seus protestos. Segurando uma rosa, ela dança como em um sonho.

In English:

Emerald

natalia-osipova

Ballet done in three acts and five scenes, with choreography by Jules Perrot and Cesare Pugni is its composer. His debut was in 1844 at Her Majesty Theatre in London, England.

History:
We are in the fifteenth century, in the Court of Miracles, in Paris. At dusk, the beggars are in a general uproar, under the chairmanship of Clopin. The poet Pierre Gringoire is brought before him.
The others take, and how only find a poem in their pockets, they get angry. Clopin condemns Pierre to death.
It gives you, however, one option: to find a woman who wants to marry him, will be free. But no one has. At this point, enter the gypsy Esmeralda, who is gracious to the situation of Pierre and agrees to marry him.

Claude Frollo Clopin approaches and confesses his love for Esmeralda. The boss agrees to give you the gypsy, and Claude says to her. Claude called Quasimodo, the bell ringer of Notre Dame, to help you get Emerald.
They throw themselves on the gypsy. At this point, a policeman enters with Captain Phoebus ahead. Claude escapes, but Quasimodo is arrested. Esmeralda and Phoebus exchange looks, and tells his young life. She intercedes for the hump and get his release, fleeing from the kisses and hugs and taking the captain with his band.


Emerald enter into his little room, poorly furnished, holding the banner of Phoebus. With a lost look, as the name of the captain with some letters on the table.
Enter Pierre Gringoire, the poet, believing that this means abandoning the gypsy love for him. Try to grab her but she is free, take a knife and threatened, saying that only married for piedade.Pierre leaves, disappointed. Claude appears, with Quasimodo. He declares his love for Esmeralda, but soon sees the name of Phoebus at the table. The girl runs away. Claude goes after her, but crosses Pierre and tries to stab him.
It is owned by Quasimodo, who swears vengeance against Phoebus. In the garden of the mansion Gondelaurier, preparations are made for the wedding of Fleur de Lys and Phoebus.Entra the groom, kissing, indifferent hand. The captain shows his feelings, which infuriates the bride, especially after she sees the track of Phoebus with the gypsy. Fleur de Lys snatches the Emerald range, but falls unconscious.

While it is taken home, the poet protects the output of Esmeralda. Phoebus follows them.
It is night. In one room of a tavern, with a window overlooking the river enters the head Clopin, followed by Claude, with a torch in his hand to light the way. Clopin indicates a hideout and Claude goes there with a dagger.
Later come Phoebus and Esmeralda. The captain asks the girl how she can love two men at once. Taking a pen and blowing it, she replies that her love is like a feather in the wind.
Jealous, Claude jumps over the two with knife in hand. Phoebus pulls Esmeralda for a room.

You hear a shot and the fall of a body. Claude runs off and jumps out the window. Emerald faints.
Clopin invades the room, followed by others and accuses assassinato.A gypsy Esmeralda is arrested, despite his protests. Holding a rose, she dances like a dream.

Smiley piscandoAté a PróximaSmiley piscando

Ballet “Giselle”

 

Ballet “Giselle” apresentado em Paulínia, em São Paulo no Grand Prix Brasil na noite de abertura com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Ballets de Repertório

Sexta história:

Obs: Below is the English translation. 

O Espectro da Rosa

1214849187156_f

Inspirado no poema de Théophile Gautier “Solève ta paupière close que’ affleure um songe virginal, je suis le spetre de la rose que tu portais hier au bal”, Weber compôs a valsa “Aufforderung zum Tanz” (Convite à dança), dedicando-a à Carolina Brandt, sua noiva.

Em 1841, Hector Berlios transcreveu a peça para orquestra. Como bailado, intitulado “O Espectro da Rosa”, tornou célebre pela interpretação de Karsáwina e Nijinsky; estreou em Monte Carlo no ano 1911 com coreografia de Fokine.

História:

Uma jovem retorna do seu primeiro baile, trazendo, como lembrança, uma rosa vermelha.Ela senta para recordar a feliz festa e começa a dormir. No seu sonho, a rosa adquire forma humana, dança com ela, beija-a e desaparece. Quando a moça acorda, percebe que foi pura ilusão e, decepcionada, esmaga a flor entre seus lábios.

In English:

The Specter of the Rose

1214849187156_f

Inspired by the poem by Théophile Gautier "Solève paupière close to ta 'songe affleure a virgin, je suis le de la rose spetre portals that you hier au bal," Weber wrote the waltz "Aufforderung zum Tanz" (Invitation to the dance), dedicating to the Carolina Brandt, his bride.
In 1841, Hector BerliOS transcribed the piece for orchestra. Like ballet, entitled "The Spectre of the Rose," made ​​famous by interpreting Karsáwina and Nijinsky, premiered in Monte Carlo in the year 1911 with choreography by Fokine.

History:
A young woman returns to her first ball, bringing, as a reminder, a rose sits vermelha.Ela to remember the happy party and falls asleep. In his dream, the rose takes human form, dancing with her, kisses her and disappears. When the girl wakes up, realizes it was an illusion, and disappointed, crushed the flower between his lips.

 

Smiley piscandoAté a próxima!!Smiley piscando

sexta-feira

Visitas do Dance&Dancers!!

Eeeeee!!!
Chegamos aos MIL visitantes no blog Dance&Dancers!!Obrigada a todos que entraram no blog e usaram as postagens para agregar valores na vida!!
No primeiro mês, em maio começou com significativas 83 visitações!!Veja abaixo:
maio
Já em Junho, no segundo mês, foi o recorde de visualizações!!!Nada mais, nada menos do que 286 visitações!!!!Veja abaixo:
junho
Julho foi o terceiro mês com 131 visitações!!Veja abaixo:
julho
Agosto aumentou um pouco mais do que julho!!Veja abaixo:
agosoto
Setembro voltou com força total!!!270 visitações!!!Veja abaixo:
setember
Chegamos em Outubro, o mês em que completa 1.000 visitantes!!!E o mês de outubro ainda não acabou!!!Veja abaixo:
Sem título

Obrigaaada a todos que entraram nesse  blog!!!E que venha os 2.000 e 3.000 visitantes!!!!
aniversario-23
Releia as 5 primeiras postagens desse blog clicando nos links abaixo:
  1. http://wonderfulballet.blogspot.com/2011/05/primeira-comunicacao.html
  2. http://wonderfulballet.blogspot.com/2011/05/primeiros-aparecimentos-da-danca-na.html
  3. http://wonderfulballet.blogspot.com/2011/05/onde-tudo-se-iniciou.html
  4. http://wonderfulballet.blogspot.com/2011/05/variacao-cupido.html
  5. http://wonderfulballet.blogspot.com/2011/05/danca-partir-dos-tempos-primitivos.html
Smiley festeiroDivirta-se e até a próxima!!!Smiley festeiro

sábado

Ballets de Repertório

Quinta história:

Quatro Estações

Seu compositor é Arturo de Angelis. Técnicamente, ele não é um ballet de repertório, pois não tem a idade oficial dos ballets de repertório conhecidos. Um bailado brasileiro que foi apresentado pela primeira vez em São Paulo no ano de 1951 com coreografia de Maria Olenewa, sobre versos de Cesar Dias Baptista.

Verão:Verãoo[6]

O sol beija a terra viva,

Vestindo-a de luzes tantas,

Que ela, de ardor, emotiva

Queima-lhe o incenso das plantas.

 

Primavera:primaveraa

Renasce em poemas a vida,

Ao ledo embalo das flores,

E a terra – noiva garrida

E toda perfume o cores.

 

Inverno:inverno

Das árvores o lamento

De triste, não se descreve

Se lhes rouba o frio vento

Os arminhos de neve.

 

Outono:outonooo

Choram as ávores, coitadas.

Sem folhas, tristes, silentes,

Mal assombrando as estradas

Com os galhos vivos pendentes.

Smiley piscandoAté a Próxima!!Smiley piscando

sexta-feira

Ballets de Repertório

Quarta história:

Capricho Espanhol

Espanhola

Peça instrumental inspirada em motivos do folclore espanhol executada pela primeira vez em 1887 em São Petersburg. Como bailado estreou em Monte Carlo, no ano de 1939, com coreografia de Massine e La Argentinita.

Um acampamneto cigano ao entardecer. Uma jovem dança acompanhada de exclamações de entusiasmo de seus companheiros enquanto aguarda o momento do ritual de seu casamento.

Uma das ciganas, ao ler a sorte das mãos da noiva, prediz algo de mal, pelo que ela se revolta. Ao iniciar-se a cerimônia do casamento, o bando de ciganos se divide em vários grupos simbólicos e começa então a troca de colares e a colocação, pelo noivo, da pulseira do cativeiro no braço direito da noiva.

Ao terminar a cerimônia, a um gesto do do chefe, inicia-se a festa com grande baile em regozijo ao novo par.

As cenas são as seguintes: Alvorada, Variações, Alvorada, Cena e canção cigana, Fandango asturiano.

Smiley piscandoAté a próxima!!Smiley piscando

sábado

Ballets de Repertório

Terceira história:

Lago dos Cisnes

Lago dos Cisnes

1º Ato

À tarde, no jardim de um castelo:
O príncipe Siegried faz aniversário. Seu amigo Benno e seu tutor Wolfgang reúnem, no pátio do castelo, os vizinhos do lugar para que o felicitem e dancem em sua honra. Com a chegada do príncipe, inicia-se a festa.

Nesse ambiente de alegria geral, aparece inesperadamente a mãe do príncipe, que não aprova as amizades do filho. Dando mostras de seu desagrado, recordando-lhe que acaba de atingir sua maturidade e anuncia-lhe que no dia seguinte terá lugar um baile na corte onde estarão várias jovens princesas, uma das quais ele deverá escolher como esposa.

A mãe do príncipe retira-se, deixando-o pensativo mas Benno o convence de que abandone suas preocupações e desfrute da festa. De novo reina a alegria e Wolfgang, bastante embriagado, participa do baile fazendo rir a todos os presentes.

2º Ato 

Essa mesma noite, em um lago:
Os caçadores, divisando cisnes, informam ao príncipe, entretanto este ordena que se retires. Subitamente, Siegfried vê aproximar-se um cisne. E este ao chegar às margens do lago, se transforma em uma belíssima mulher, que, dirigindo-se ao príncipe, conta-lhe ser a princesa Odete e que ela e suas companheiras foram vítimas de um mágico que as enfeitiçou: só à noite podem recobrar a forma humana, não obstante esse mágico, que sob a aparência de uma coruja, mantém severa vigilância sobre elas.

O feitio sobre Odete se quebrará se algum jovem, que jamais tenha sido comprometido, se enamorar dela. O príncipe jura-lhe então seu amor. Nesse momento aparece o mágico e Odete suplica-lhe que não faça nenhum mal a Siegfried, o qual tenta disparar contra o gênio do mal mas Odete o detém. É impossível matar o feiticeiro pois sua destruição só será conseguida se um homem sacrificar sua vida por amor a Odete. Todos abandonam a clareira do bosque. As donzelas encantadas chegam e Benno, rodeado pelas mesmas, chama os caçadores que nomeio da neblina confundem as jovens com os cisnes, e estavam prestes a disparar contra elas.

O príncipe regressa a tempo para os impedir e Odete implora sua proteção. As donzelas dançam e ao amanhecer se retiram. Siegfried trata de deter Odete pois enamorado profundamente por ela, jura-lhe que está disposto a morrer para salvá-la. Odete lembra-lhe que no dia seguinte será celebrado o baile no qual ele deverá eleger sua esposa; Siegfried jura-lhe que somente casará com ela. Odete, comovida, aceita sua palavra e o adverte que o mágico fará todo o possível para evitar que seja cumprido esse juramento. O príncipe garante solenemente que nada poderá separá-lo dela. As donzelas de novo se convertem em cisnes e vendo que as mesmas voltam para o lago, o príncipe fica só e angustiado com a partida de Odete.

 

3º ato

Em um salão do castelo, na noite seguinte:
O mestre de cerimônias e alguns convidados aguardam a chegada do príncipe e de sua mãe que entram no salão seguido de alguns bailarinos napolitanos que se encontram na corte. Uma fanfarra anuncia a chegada de três princesas e seus acompanhantes; uma de Espanha, uma da Polônia e uma da Hungria.

O príncipe dança com as princesas mas se recusa a escolher, entre elas, uma que possa ser sua esposa, pois seus pensamentos estão sempre voltados para Odete. Após a dança dos acompanhantes das princesas é anunciada a chegada dos convidados desconhecidos.

É o mágico, desta vez em forma humana, fazendo-se chamar por barão Von Rotbart e outro Espírito do mal que passa como sendo sua filha Odila. O príncipe fica assombrado, pois a desconhecida assemelha-se muito à sua amada Odete. Desconfiando ser a rainha dos cisnes, Siegfried dança coma a desconhecida.

A imagem de Odete aparece para Siegfried, mas este não a vê, e já bastante confundido, pede a mão de Odila. Rotbart faz com que o príncipe jure seu amor por Odila, no que é atendido, no mesmo instante em que aparece Odete. Agora é tarde; já tinha empenhado a sua palavra à outra e assim Odete deverá ficar para sempre em poder do mágico. Rotbart e Odila desaparecem deixando atrás deles assombro e confusão. Desesperado, o príncipe sai em busca de seu amor.

4º Ato 

 Nessa mesma noite junto ao lago:
As donzelas encantadas esperam ansiosas o regresso de Odete, que chega desolada. Suas companheiras ficam desesperadas ao saber da quebra de promessa por parte do príncipe.

Odete, vendo-se perdidas, tenta afogar-se no lago antes mesmo de converter-se em cisne e suas amigas tentam, em vão, consolá-la. O mágico, temendo o regresso de Siegfried, provoca uma tormenta mas isso não impede que o mesmo consiga chegar ao lago. Não encontrando Odete, aflito, pede às donzelas que digam onde ela se encontra, mas estas, fiéis e sinceras, tratam de enganá-lo. Entretanto, Siegfried insiste em descobrir a verdade, o que consegue e uma vez junto à sua amada, pede-lhe perdão e regozijam-se de novo com essa união.

O reaparecimento do mágico faz terminar essa alegria momentânea porque o príncipe deverá, cumprindo seu juramento, casar-se com Odila, enquanto Odete, com a chegada da aurora, deverá transformar-se em cisne para sempre. Siegfried luta com o mágico, conseguindo arrancar-lhe uma asa e lança-o nas águas revoltas do lago, ficando dessa maneira quebrado o malefício e recuperando a sua forma natural, tanto a princesa como as demais donzelas.

Smiley piscandoAté a Próxima!!Smiley piscando

 

Ballets de Repertório

Segunda história:

Giselle

Giselle - wonderfulballet.blogspot.com - Dance&Dancers

1o Ato

Ballet-pantomina, em dois atos, de Saint-Georges, Théophile Gautier e Goday sobre tema de Heinrich Heine.Apresentado pela primeira vez em Paris, no ano de 1841, com coreografia de Jean Coralli e Jules Perrot, tendo Carlota Grisi no papel da protagonista.

Giselle, uma cândida camponesa, apaixonou-se pelo aldeão Loys que, na realidade, não passa de Albrecht, rico fazendeiro.Na sua inocência e ignorado tal situação, Giselle repele o amor sincero de Hilarion, o caçador. Na festa de vindima, a filha do duque de Courind, noiva de Albrecht, encontra Giselle.

Hilarion, cheio de despeito e, por vingança, revela a Giselle, diante de todos, a identidade de Albrecht, e com quem ela, dada sua posição social, jamais poderá se casar. Surpresa e com uma imensa tristeza, Giselle proocura afogar sua decepção numa dança frenética que a mata de fadiga.

2o Ato

Em torno da sepultura de Giselle, as Willis – moças que faleceram na véspera do casamento e que, por vingança, procuram enlouquecer os rapazes – dançam para iniciar a morta nos mistérios de sua irmandade. Albrecht, ao passar ali, lança-se desesperado sobre a tumba. Ao amanhecer, Giselle volta a sepultura, as Willis desaparecem e Albrecht cai desfalecido nos braços dos companheiros que foram a sua procura.

Smiley piscandoAté a Próxima!!Smiley piscando

Variação Feminina de Corsário

 

quinta-feira

Ballets de Repertório

Primeira história:

Depois de uma grande viagem pela dança dos diversos países e toda sua cultura, vamos conhecer um pouco dos ballets de repertório e suas emocionantes histórias!!

Don Quixote

Don Quixote

1o Ato

Don Quixote (sobre o tema de Cervantes) – Apresentado pela primeira vez em Moscou, no ano de 1869 com coreografia de Marius Petipa.

Don Quixote, sonhando com romances de cavalaria, parte para percorrer o mundo com seu fiel escudeiro que o acompanha, Sancho Pança. Em Barcelona, que que está em festa; Kitri, filha de um taverneiro, namora o barbeiro Basílio.Quando Lorenzo, pai de Kitri, encontra os dois juntos, furiosamente enxota Basílio pois pretende casar sua filha com um rico aristocrata chamado Gamache.

A alegria reina na cidade quando Don Quixote e Sancho Pança chegam à praça; Don Quixote toma o taverneiro por um castelão e lhe rende homenagens; este convida Don Quixote a entrar.Sancho, que fica lá na praça, é vítima das brincadeiras dos jovens.

Don Quixote, ouvindo o pedido de socorro de seu escudeiro vê Kitri, deve ser Dulcineia, a dama de seus sonhos. Esta desaparece com Basílio; Lorenzo, Gamache e Don Quixote partem a sua procura.

2o Ato

No 2o ato, encontramos Kitri eBasílio escondidos numa taverna; surgem os três e Lorenzo decide, imediatamente, anunciar o noivado de Kitri com Gamache, Basílio combinou com Kitri um suicídio e ela se atira sobre o corpo do amado.Don Quixote, generoso e indignado, reprova a atitude de Lorenzo e, sob ameaça, decide aprovar o casamento dos dois jovens.O 2o quadro do mesmo ato desenrola-se num acampamento de ciganos, próximo de um moinho de vento, ao lado há um teatro de bonecos.

Don Quixote segue atentamente o desenrolar da peça e logo se atira em defesa dos fracos e oprimidos, esquecendo que se trata de um teatro.Avança sobre o palco, dispersa os bonecos e vendo as asas dos moinhos, pensa que são malfeitores e precipita-se contra elas.

3o Ato

No 3o ato, Don Quixote e Sancho encontramm-se num bosque. Ele, absorto, vê Dulcineia rodeada de fadas, montros e gigante, enquanto Sancho dorme.Uma trompeta de caça desperto o escudeiro; o duque e a duquesa em numemosa companhia, passam para caçar.

Sancho implora ajuda para acabar com os devaneios de seu amo.Os duques dispostos a se divertirem às custa de Don Quixote, o convidam para ir ao castelo.

4o Ato

No 4o ato, no castelo do duque, tudo está pronto para a recepção do cavalheiro errante.O mestre de cerimôniasintroduz Kitri e Basílio; ela deve representar o papel de Dulcineia e, ele, o “cavalheiro desconhecido”.

Don Quixote, seguido por Sancho, é recebido com todas as honras.Trazem Dulcineia, vítima de um feitiço. Don Quixote levanta-se para libertá-la, mas é preciso que se bata com o cavalheiro desconhecido.

Desembainha a espada e começa o duelo. Don Quixote enroscando-se entre suas esporas cai ao chão e o “cavalheiro desconhecido” leva Dulcineia embora. O duque e os cortesões se divertem a valer e a festa prossegue. Don Quixote, triste e solitário, imcompreendido por todos, deixa o castelo, em companhia de Sancho em busca de novas aventuras.

Grand jeté

Smiley piscandoAté a Próxima!!Smiley piscando

sábado

A Imagem que Fala!!

 

Ballet

bb

 

cc

dd

dd

 

220px-Marie-taglioni-in-zephire

Bailarina<Ela foi de grande importância no ballet  porque, além de ter criado essa forma de dançar na ponta dos pés, ela inovou o jeito de dançar, ou seja, um jeito mais leve e delicado!!Maravilhosa!!

 

 

 

220px-Marie-taglioni-in-zephire

 

<Obrigada pela homenagem!!Na época eu queria inovar o jeito de dançar, o tornando mais leve e fácil…como se tivesse flutuando…deixando o público maravilhado!!E pelo jeito, funcionou bem!!

 

 

Bailarina

 

<Por hoje é só, pessoal!!

 

Smiley piscandoAté a próxima!!Smiley piscando