quinta-feira

Ballets de Repertório

Primeira história:

Depois de uma grande viagem pela dança dos diversos países e toda sua cultura, vamos conhecer um pouco dos ballets de repertório e suas emocionantes histórias!!

Don Quixote

Don Quixote

1o Ato

Don Quixote (sobre o tema de Cervantes) – Apresentado pela primeira vez em Moscou, no ano de 1869 com coreografia de Marius Petipa.

Don Quixote, sonhando com romances de cavalaria, parte para percorrer o mundo com seu fiel escudeiro que o acompanha, Sancho Pança. Em Barcelona, que que está em festa; Kitri, filha de um taverneiro, namora o barbeiro Basílio.Quando Lorenzo, pai de Kitri, encontra os dois juntos, furiosamente enxota Basílio pois pretende casar sua filha com um rico aristocrata chamado Gamache.

A alegria reina na cidade quando Don Quixote e Sancho Pança chegam à praça; Don Quixote toma o taverneiro por um castelão e lhe rende homenagens; este convida Don Quixote a entrar.Sancho, que fica lá na praça, é vítima das brincadeiras dos jovens.

Don Quixote, ouvindo o pedido de socorro de seu escudeiro vê Kitri, deve ser Dulcineia, a dama de seus sonhos. Esta desaparece com Basílio; Lorenzo, Gamache e Don Quixote partem a sua procura.

2o Ato

No 2o ato, encontramos Kitri eBasílio escondidos numa taverna; surgem os três e Lorenzo decide, imediatamente, anunciar o noivado de Kitri com Gamache, Basílio combinou com Kitri um suicídio e ela se atira sobre o corpo do amado.Don Quixote, generoso e indignado, reprova a atitude de Lorenzo e, sob ameaça, decide aprovar o casamento dos dois jovens.O 2o quadro do mesmo ato desenrola-se num acampamento de ciganos, próximo de um moinho de vento, ao lado há um teatro de bonecos.

Don Quixote segue atentamente o desenrolar da peça e logo se atira em defesa dos fracos e oprimidos, esquecendo que se trata de um teatro.Avança sobre o palco, dispersa os bonecos e vendo as asas dos moinhos, pensa que são malfeitores e precipita-se contra elas.

3o Ato

No 3o ato, Don Quixote e Sancho encontramm-se num bosque. Ele, absorto, vê Dulcineia rodeada de fadas, montros e gigante, enquanto Sancho dorme.Uma trompeta de caça desperto o escudeiro; o duque e a duquesa em numemosa companhia, passam para caçar.

Sancho implora ajuda para acabar com os devaneios de seu amo.Os duques dispostos a se divertirem às custa de Don Quixote, o convidam para ir ao castelo.

4o Ato

No 4o ato, no castelo do duque, tudo está pronto para a recepção do cavalheiro errante.O mestre de cerimôniasintroduz Kitri e Basílio; ela deve representar o papel de Dulcineia e, ele, o “cavalheiro desconhecido”.

Don Quixote, seguido por Sancho, é recebido com todas as honras.Trazem Dulcineia, vítima de um feitiço. Don Quixote levanta-se para libertá-la, mas é preciso que se bata com o cavalheiro desconhecido.

Desembainha a espada e começa o duelo. Don Quixote enroscando-se entre suas esporas cai ao chão e o “cavalheiro desconhecido” leva Dulcineia embora. O duque e os cortesões se divertem a valer e a festa prossegue. Don Quixote, triste e solitário, imcompreendido por todos, deixa o castelo, em companhia de Sancho em busca de novas aventuras.

Grand jeté

Smiley piscandoAté a Próxima!!Smiley piscando

Nenhum comentário:

Postar um comentário