quinta-feira

A Dança dos Povos

Primeira sociedade estudada:

Egito

Pintura:

“As pinturas e todas as arquiteturas

foram importantes para nós.”

Essas pinturas são chamadas de Hieróglifos que são pintadas nas paredes, sempre contando algum feito épico ou coisas que marcaram naquela época ou, simplesmente são homenagens aos deuses.

Tipos de Pirâmides:

Existem quatro tipos de pirâmides:

Mastaba : Quer dizer “banco”, ou seja  “banco de corpos”.

 

mastaba

Escalonada: Uma mastaba em cima da outra em forma decrescente.

 

Escalonada1

Outra forma de escalonada é assim:

Escalonada2

Hipogeu: Baixo (do grego, HIPO) + terra (do latim, GEO)

Hipogeu

Deuses Egípcios:

Dentre tantos deuses (pois os egípcios eram politeístas) há os cinco mais famosos:

Anúbis:

Deus da morte, temido pela sua frieza e severidade de seu juízo. Contém a cabeça de um chacal. Anúbis também é o senhor do tempo.

Cleópatra:

Ela era uma das mais famosas, coroada com 19 anos de idade e morreu com 40 anos de idade. Sempre colocada nos filmes egípcios.

Imhotep:

Auxiliar de construção do faraó Djeser; é o patrono dos escribas, curadores, sábios, e mágicos.Também é considerado um semi - deus.

Nefertiti:

Seu nome significava “ a mais bela chegou”. Era esposa de Alhenaton.

Amon Rá:

Rei do deuses e como força criadora de vida, deus local de Kourhok, constituiu uma família com Mut e seu filho Khahsu.Tinha um par de plumas e um disco solar sobre sua cabeça.Os cultos em homenagem a esse deus eram em Tebas e em Hermópolis.

Danças e cultos religiosos:

Festival das Paixões:

Realizada em Abydus, era em honra de Osíris e ocorria antecedendo a época de cheia do Rio Nilo.Ela tem duração de 18 dias e com isso, os egípcios adotaram pela primeira vez na história, uma notação gráfica de dança, e é lógico, anotaram em hieróglifos.

Danças em geral:

No Egito, havia danças sacras: em homenagem a Ápis, o “touro sagrado”, diante de Hathor a deusa da dança e da música.

Uma dança representa Osíris, deus da luz, e Set, deus das trevas.Osíris, vestido de branco, é morto pelo Set, porém Horus, ressurge.Essa dança simboliza o dia e a noite ou a luta entre o bem e o mal. Na procissão fluvial para festejar o deus Amon tomavam parte bailarinos acrobatas.

Nas danças funerárias: os mouou(bailarinos) iam ao encontro dos cortejos fúnebres; as suas execuções coreográficas deveriam facilitar a entrada do defunto para o além.

Das danças profanas convém citar gawasis (dança voluptuosa de movimento crescente) e guêpe (dança de véus).

Smiley piscandoEgitoSmiley piscando

 

Um comentário:

  1. Uma curiosidade também é que por causa dos processos de mumificação que os egípcios conheciam as vísceras, os órgãos e, eles achavam que o coração além de "gerenciar" o corpo, gerenciava os sentimentos também.

    ResponderExcluir