sábado

Ballets de Repertório

Terceira história:

Lago dos Cisnes

Lago dos Cisnes

1º Ato

À tarde, no jardim de um castelo:
O príncipe Siegried faz aniversário. Seu amigo Benno e seu tutor Wolfgang reúnem, no pátio do castelo, os vizinhos do lugar para que o felicitem e dancem em sua honra. Com a chegada do príncipe, inicia-se a festa.

Nesse ambiente de alegria geral, aparece inesperadamente a mãe do príncipe, que não aprova as amizades do filho. Dando mostras de seu desagrado, recordando-lhe que acaba de atingir sua maturidade e anuncia-lhe que no dia seguinte terá lugar um baile na corte onde estarão várias jovens princesas, uma das quais ele deverá escolher como esposa.

A mãe do príncipe retira-se, deixando-o pensativo mas Benno o convence de que abandone suas preocupações e desfrute da festa. De novo reina a alegria e Wolfgang, bastante embriagado, participa do baile fazendo rir a todos os presentes.

2º Ato 

Essa mesma noite, em um lago:
Os caçadores, divisando cisnes, informam ao príncipe, entretanto este ordena que se retires. Subitamente, Siegfried vê aproximar-se um cisne. E este ao chegar às margens do lago, se transforma em uma belíssima mulher, que, dirigindo-se ao príncipe, conta-lhe ser a princesa Odete e que ela e suas companheiras foram vítimas de um mágico que as enfeitiçou: só à noite podem recobrar a forma humana, não obstante esse mágico, que sob a aparência de uma coruja, mantém severa vigilância sobre elas.

O feitio sobre Odete se quebrará se algum jovem, que jamais tenha sido comprometido, se enamorar dela. O príncipe jura-lhe então seu amor. Nesse momento aparece o mágico e Odete suplica-lhe que não faça nenhum mal a Siegfried, o qual tenta disparar contra o gênio do mal mas Odete o detém. É impossível matar o feiticeiro pois sua destruição só será conseguida se um homem sacrificar sua vida por amor a Odete. Todos abandonam a clareira do bosque. As donzelas encantadas chegam e Benno, rodeado pelas mesmas, chama os caçadores que nomeio da neblina confundem as jovens com os cisnes, e estavam prestes a disparar contra elas.

O príncipe regressa a tempo para os impedir e Odete implora sua proteção. As donzelas dançam e ao amanhecer se retiram. Siegfried trata de deter Odete pois enamorado profundamente por ela, jura-lhe que está disposto a morrer para salvá-la. Odete lembra-lhe que no dia seguinte será celebrado o baile no qual ele deverá eleger sua esposa; Siegfried jura-lhe que somente casará com ela. Odete, comovida, aceita sua palavra e o adverte que o mágico fará todo o possível para evitar que seja cumprido esse juramento. O príncipe garante solenemente que nada poderá separá-lo dela. As donzelas de novo se convertem em cisnes e vendo que as mesmas voltam para o lago, o príncipe fica só e angustiado com a partida de Odete.

 

3º ato

Em um salão do castelo, na noite seguinte:
O mestre de cerimônias e alguns convidados aguardam a chegada do príncipe e de sua mãe que entram no salão seguido de alguns bailarinos napolitanos que se encontram na corte. Uma fanfarra anuncia a chegada de três princesas e seus acompanhantes; uma de Espanha, uma da Polônia e uma da Hungria.

O príncipe dança com as princesas mas se recusa a escolher, entre elas, uma que possa ser sua esposa, pois seus pensamentos estão sempre voltados para Odete. Após a dança dos acompanhantes das princesas é anunciada a chegada dos convidados desconhecidos.

É o mágico, desta vez em forma humana, fazendo-se chamar por barão Von Rotbart e outro Espírito do mal que passa como sendo sua filha Odila. O príncipe fica assombrado, pois a desconhecida assemelha-se muito à sua amada Odete. Desconfiando ser a rainha dos cisnes, Siegfried dança coma a desconhecida.

A imagem de Odete aparece para Siegfried, mas este não a vê, e já bastante confundido, pede a mão de Odila. Rotbart faz com que o príncipe jure seu amor por Odila, no que é atendido, no mesmo instante em que aparece Odete. Agora é tarde; já tinha empenhado a sua palavra à outra e assim Odete deverá ficar para sempre em poder do mágico. Rotbart e Odila desaparecem deixando atrás deles assombro e confusão. Desesperado, o príncipe sai em busca de seu amor.

4º Ato 

 Nessa mesma noite junto ao lago:
As donzelas encantadas esperam ansiosas o regresso de Odete, que chega desolada. Suas companheiras ficam desesperadas ao saber da quebra de promessa por parte do príncipe.

Odete, vendo-se perdidas, tenta afogar-se no lago antes mesmo de converter-se em cisne e suas amigas tentam, em vão, consolá-la. O mágico, temendo o regresso de Siegfried, provoca uma tormenta mas isso não impede que o mesmo consiga chegar ao lago. Não encontrando Odete, aflito, pede às donzelas que digam onde ela se encontra, mas estas, fiéis e sinceras, tratam de enganá-lo. Entretanto, Siegfried insiste em descobrir a verdade, o que consegue e uma vez junto à sua amada, pede-lhe perdão e regozijam-se de novo com essa união.

O reaparecimento do mágico faz terminar essa alegria momentânea porque o príncipe deverá, cumprindo seu juramento, casar-se com Odila, enquanto Odete, com a chegada da aurora, deverá transformar-se em cisne para sempre. Siegfried luta com o mágico, conseguindo arrancar-lhe uma asa e lança-o nas águas revoltas do lago, ficando dessa maneira quebrado o malefício e recuperando a sua forma natural, tanto a princesa como as demais donzelas.

Smiley piscandoAté a Próxima!!Smiley piscando

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário