2a Parte
Entre os mamíferos, o veloz antílope “dança” demostrando perfeita elegância
Não é exagero dizer que a dança existe desde os primórdios da humanidade: simples manifestação rítmica, a princípio, motivada por princípios religiosos, bélicos,fúnebres, entre outros.
Curt Sachs, na sua “História Universal da Dança”, estabelece a seguinte ordem cronológica da evolução das danças nos tempos pré-históricos:
- Danças circulares, sem contato corporal entre os participantes
- Danças de imitação animal
- Danças Convulsivas
- Danças em serpentina
- Danças eróticas
- Danças em círculo duplo
- Danças funerárias
- Danças com máscaras
- Danças aos pares (casal)
- Danças em Diversos círculos
- Danças em que os homens e mulheres se colocam em linhas opostas
- Danças de pares mistos
- Danças de pares abraçados
- Danças do ventre
Carl Engel classifica as danças da seguinte maneira:
Danças religiosas, para adorar ou aplacar a divindade, ou incentivar o êxtase espiritual dos bailarinos.
Danças guerreiras, para intimidar o inimigo ou incutir uma maior agressividade nos bailarinos.
Danças profanas, para incitar paixões entre os bailarinos.
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Os povos de costumes patriarcais, de índole guerreira , praticando a caça, executam danças mímicas e de imitação; povos de costumes matriarcais(introvertidos), de caráter pacífico, pastores ou agricultores, se entregam as danças estáticas e tranquilas.
Como requisitos usam-se jóias e máscaras.Cantando, com o bater das palmas das mãos, estalando os dedos ou batendo taquaras no chão , movimentam as danças.
Mais tarde, surgem os primeiros instrumentos de percussão – tambores feitos de troncos de árvores, cabaças esvaziadas e cheias de pedrinhas ou sementes – seguidos de instrumentos de sopro – flautas rudimentares, feitas de bambu ou ossos, e trombetas feitas de chifres.
No próximo post, começaremos um novo capítulo dessa história:
A Dança dos Povos
Até a próxima !
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