sábado

História da Dança II

 

A Herança de Diaghilev

Os Bailarinos

“Bailarinos que, em seus países ou nas mais diversas partes do mundo, contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento da dança como arte cênica”

 

Enrico Ceccheti: Discípulos de Blasis, passou uma grande parte de sua carreira no “Ballet Imperial de São Petersburgo”, como maitre de ballet e bailarino, apesar de ter iniciado sua vida profissional no “A La Scala” e de ter tido uma breve passagem pela Ópera de Varsóvia, em 1902. Contratado por Diaghilev em 1910, permaneceu com os “Ballets Russes” até 1918, quando saiu para fundar sua própria companhia.

Em 1922, foi criada a “Cecchetti Society”, que dois anos mais tarde se incorporaria à “Imperial Society of Teachers of Dancing”, EM Londres. De 1925 a 1928 lecionou na escola de ballet do “Teatro A La Scala”, de Milão, onde veio a falecer. Deixou um importantíssimo legado para a dança através do seu método de ensino, a cuja metodologia a escola russa Vaganova deve uma parte considerável.

Alexandra Danilova: Foi primeira bailarina dos “Ballets Russes” e posteriormente das duas companhias oriundas daquela: “Ballet Russe de Monte Carlo” e “Original Ballet Russe do Colonel de Basil”. Artista convidada de inúmeras troupes, inclusive de seu próprio grupo, coreografou para o Metropolitan Opera House, além de remontar com Balanchine para o “New York City Ballet”, companhia a qual se fixou definitivamente, “Coppelia” e “Raymonda”.

Anton Dolin: Nasceu na Inglaterra em 1904, tendo estudado dança, teatro e tido uma pequena participação na montagem dos “Ballets Russes” de “A Bela Adormecida”, de 1917. Seu primeiro sucesso, contudo, deu-se em 1923, num recital de Serafina Astafieva, bailarina que pertencera aos primeiros tempos da companhia de Diaghilev.

Após breve viagem para apresentações em Nova York, voltou a Londres, em 1930, tornando-se principal figura e co-fundador do “Vic-Wells Ballet”, da recém-fundada “Camargo Society. Em 1950, ao lado de Markova, fundou uma nova companhia que deu origem ao “London Festival Ballet”, que ainda hoje atua com grande destaque no cenário da dança na Inglaterra, tendo tido o seu nome mudado para “English National Ballet”. Dolin, um dos construtores pioneiros do ballet britânico, faleceu em Paris, em 1983.

Tamara Karsavina: Oriunda da Escola Imperial de São Petersburgo onde estudou com Gerdt, Koslov, Johansson e Cecchetti, estreou no Teatro Mariinski onde permaneceu até 1918, embora tenha iniciado sua participação com Diaghilev em 1909. Entre outros papéis importantes, criou “Les Sylphides”, “Carnaval”, “O Pássaro de Fogo”, “Petroushka”. Tendo integrado o “Ballet Rambert”, teve um papel de importância na criação do ballet inglês do nosso século, ensinando inclusive pantomima, e trabalhando em remontagens de produções da companhia de Diaghilev. Faleceu em 1978.

Lydia Lopokhova: Bailarina russa formada em São Petersburgo, juntou-se à companhia de Diaghilev em 1910, aí permanecendo até o último momento. Consagrada como bailarina demi-caractère, atuou nos papéis principais de todos os ballets de Massine. Como co-fundadora da “Camargo-Society”, colaborou decisivamente para o desenvolvimento do ballet inglês, vindo a falecer em 1981.

Alicia Markova: “Oito anos antes (1925), os “Ballets Russes” de Diaghilev abriram-me as portas para um mundo fabuloso que se fechara com a morte dele; mas agora, outra porta se abria e assim se mantinha.

Para além dela, fervilhava um mundo novo, totalmente inexplorado, sendo “Giselle”, o prêmio imediato”; com estas palavras, a própria Markova definiu o que significaram para ela os “Ballets Russes” e o convite recebido cinco anos depois, na temporada de 1933 - 1934, do “Vic-Wells Ballet”, para estrelar “Giselle”, de fato¸uma verdadeira porta aberta para a sua consagração como primeira-bailarina e, especialmente, nesse ballet. Nomeada conselheira administrativa do “Royal Ballet”, recebeu várias condecorações do governo inglês, entre as quais o título de “Dame”.

Ida Rubistein: Russa, mais atriz do que bailarina, estudou primeiro declamação e mímica, antes de iniciar seus estudos de ballet com Fokine. Trabalhou com Diaghilev de 1909 a 1911, logrando obter, graças a sua personalidade e beleza magnetizantes, os maiores sucessos no que diz respeito ao elenco feminino da companhia, em que pese a presença de Anna Pavlova e Tamara Karsavina.

Anna Pavlova: Sinônimo da bailarina clássica, tendo sua imagem definitivamente associada ao cisne, Pavlova nasceu em 1881. De origem humilde, estudou na Escola Imperial de São Petersburgo; entrando para o teatro principal, chamou a atenção imediatamente para a qualidade de seus movimentos e de sua dança e, em 1905, em apenas três anos, já havia sido promovida a primeira-bailarina. A partir de 1908, já famosa e com tarimbra que lhe proporcionava todo o repertório clássico e romântico do Mariinski, resolveu tentar carreira no exterior.

Smiley piscandoAté a Próxima!!Smiley piscando

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