sábado

Ballets de Repertório

 

Les Sylphides

(Chopiniana)

owp-t1055l

Descrito, geralmente, como “um devaneio romântico”, “Les Sylphides” é um dos mais encantadores bailados românticos, no repertório ativo, embora, não tenha enredo, mas seja uma suíte ou série de danças para a música de Chopin.

Aliás, foi com o nome de “Suíte Chopiniana”, orquestrada por Alexander Glazunów, que o coreógrafo  russo Fokine apresentou a obra executada pelo “Ballet Imperial” em São Petersburgo no ano de 1908. Após diversas modificações, no mesmo ano, houve uma apresentação a cargo dos alunos da Escola Imperial de Ballet de São Petersburgo.

Em 1909, durante a primeira temporada de Companhia de “Ballet Russe” de Diághilev, em Paris, em homenagem à bailarina e coreógrafa Marie Taglioni, o bailado foi apresentado com grande sucesso com o nome de “Les Sylphides”. Sifíldes, feminino de sílfos, são gênios do ar, na mitologia celta e germânica de Idade Média.

A primeira apresentação, com o novo nome, teve lugar no Théatre du Chatelet, em Paris, em 2 de junho de 1909, tomando parte entre outros, Anna Pawlowa, Tamara Karsáwina, Marie Baldina e Waslaw Nijinsky.

Para evocar um sonho romântico, a abertura consiste do Prelúdio op. 28 n° 7 . Num fundo panorâmico de uma floresta, os solistas (três bailarinas e um bailarino) e o conjunto executam seus “jetés”, suas piruetas e seus “entrechats”, acompanhados pelo Noturno op. 32 n° 2. A Valsa op. 70 n° serve para “solo” de uma bailarina. A Mazurca op. 33 n° 2, geralmente, é dançado pela primeira bailarina do conjunto. Segue a Mazurca op. 67 n° 3, executada pelo bailarino e o grupo. O Prelúdio op. 28 n°7 que já serviu de abertura, é um dos “solos” mais importantes do bailado. Para um “pas de deux” da primeira bailarina e do bailarino segue a valsa op. 64 n° 2. A “Grande Valsa Brilhante” (op.18), executada pelos solistas e o conjunto, é final do bailado.

A sequência dos números é variável; a “Polonaise Militaire” foi introduzida por diversos coreógrafos.

In English:

Les Sylphides

(Chopiniana)

owp-t1055l

Described generally as "a romantic reverie," "Les Sylphides" is one of the most charming romantic ballets in the active repertoire, though, not plot, but is a suite or series of dances to the music of Chopin.


Indeed, it was the name of "Suite Chopiniana", orchestrated by Alexander Glazunów, the Russian choreographer Fokine had the work performed by the "Ballet Imperial" in St. Petersburg in 1908. After several modifications, the same year, there was a presentation by students of the Imperial School of Ballet in St. Petersburg.


In 1909, during the first season of Company "Ballet Russe" by Diaghilev in Paris in honor of the dancer and choreographer Marie Taglioni, the ballet was presented with great success under the name of "Les Sylphides." Sifíldes, female Sylphs, are geniuses of the air, in Celtic mythology and Germanic Middle Ages.


The first presentation, with the new name, took place at the Théâtre du Chatelet in Paris on June 2, 1909, among others taking part, Anna Pawlowa, Tamara Karsáwina, Marie Baldina Waslaw and Nijinsky.

To evoke a romantic dream, is the opening of the Prelude op. 28 No. 7. In a scenic background of a forest, the soloists (three dancers and a dancer) and all perform their "jetés," his pirouettes and his "entrechats," accompanied by Nocturne op. 32 No. 2. Waltz op. No. 70 is to "ground" of a ballerina. The Mazurka op. 33 n ° 2, is generally dance first dancer assembly. Follow the Mazurka op. 67 No. 3, performed by the dancer and the group.

The Prelude op. 28 No. 7, which has served to open, is one of the "soil" the most important ballet. For a "pas de deux" from the first dancer and the dancer follows the waltz op. 64 No. 2. The "Great Brilliant Waltz" (op.18), performed by soloists and the whole is the end of the ballet.
The sequence of numbers is variable, the "Polonaise Militaire" was introduced by various choreographers.

Smiley piscandoAté a Próxima!!Smiley piscando

Nenhum comentário:

Postar um comentário