sexta-feira

Ballets de Repertório

Quarta história:

Capricho Espanhol

Espanhola

Peça instrumental inspirada em motivos do folclore espanhol executada pela primeira vez em 1887 em São Petersburg. Como bailado estreou em Monte Carlo, no ano de 1939, com coreografia de Massine e La Argentinita.

Um acampamneto cigano ao entardecer. Uma jovem dança acompanhada de exclamações de entusiasmo de seus companheiros enquanto aguarda o momento do ritual de seu casamento.

Uma das ciganas, ao ler a sorte das mãos da noiva, prediz algo de mal, pelo que ela se revolta. Ao iniciar-se a cerimônia do casamento, o bando de ciganos se divide em vários grupos simbólicos e começa então a troca de colares e a colocação, pelo noivo, da pulseira do cativeiro no braço direito da noiva.

Ao terminar a cerimônia, a um gesto do do chefe, inicia-se a festa com grande baile em regozijo ao novo par.

As cenas são as seguintes: Alvorada, Variações, Alvorada, Cena e canção cigana, Fandango asturiano.

Smiley piscandoAté a próxima!!Smiley piscando

sábado

Ballets de Repertório

Terceira história:

Lago dos Cisnes

Lago dos Cisnes

1º Ato

À tarde, no jardim de um castelo:
O príncipe Siegried faz aniversário. Seu amigo Benno e seu tutor Wolfgang reúnem, no pátio do castelo, os vizinhos do lugar para que o felicitem e dancem em sua honra. Com a chegada do príncipe, inicia-se a festa.

Nesse ambiente de alegria geral, aparece inesperadamente a mãe do príncipe, que não aprova as amizades do filho. Dando mostras de seu desagrado, recordando-lhe que acaba de atingir sua maturidade e anuncia-lhe que no dia seguinte terá lugar um baile na corte onde estarão várias jovens princesas, uma das quais ele deverá escolher como esposa.

A mãe do príncipe retira-se, deixando-o pensativo mas Benno o convence de que abandone suas preocupações e desfrute da festa. De novo reina a alegria e Wolfgang, bastante embriagado, participa do baile fazendo rir a todos os presentes.

2º Ato 

Essa mesma noite, em um lago:
Os caçadores, divisando cisnes, informam ao príncipe, entretanto este ordena que se retires. Subitamente, Siegfried vê aproximar-se um cisne. E este ao chegar às margens do lago, se transforma em uma belíssima mulher, que, dirigindo-se ao príncipe, conta-lhe ser a princesa Odete e que ela e suas companheiras foram vítimas de um mágico que as enfeitiçou: só à noite podem recobrar a forma humana, não obstante esse mágico, que sob a aparência de uma coruja, mantém severa vigilância sobre elas.

O feitio sobre Odete se quebrará se algum jovem, que jamais tenha sido comprometido, se enamorar dela. O príncipe jura-lhe então seu amor. Nesse momento aparece o mágico e Odete suplica-lhe que não faça nenhum mal a Siegfried, o qual tenta disparar contra o gênio do mal mas Odete o detém. É impossível matar o feiticeiro pois sua destruição só será conseguida se um homem sacrificar sua vida por amor a Odete. Todos abandonam a clareira do bosque. As donzelas encantadas chegam e Benno, rodeado pelas mesmas, chama os caçadores que nomeio da neblina confundem as jovens com os cisnes, e estavam prestes a disparar contra elas.

O príncipe regressa a tempo para os impedir e Odete implora sua proteção. As donzelas dançam e ao amanhecer se retiram. Siegfried trata de deter Odete pois enamorado profundamente por ela, jura-lhe que está disposto a morrer para salvá-la. Odete lembra-lhe que no dia seguinte será celebrado o baile no qual ele deverá eleger sua esposa; Siegfried jura-lhe que somente casará com ela. Odete, comovida, aceita sua palavra e o adverte que o mágico fará todo o possível para evitar que seja cumprido esse juramento. O príncipe garante solenemente que nada poderá separá-lo dela. As donzelas de novo se convertem em cisnes e vendo que as mesmas voltam para o lago, o príncipe fica só e angustiado com a partida de Odete.

 

3º ato

Em um salão do castelo, na noite seguinte:
O mestre de cerimônias e alguns convidados aguardam a chegada do príncipe e de sua mãe que entram no salão seguido de alguns bailarinos napolitanos que se encontram na corte. Uma fanfarra anuncia a chegada de três princesas e seus acompanhantes; uma de Espanha, uma da Polônia e uma da Hungria.

O príncipe dança com as princesas mas se recusa a escolher, entre elas, uma que possa ser sua esposa, pois seus pensamentos estão sempre voltados para Odete. Após a dança dos acompanhantes das princesas é anunciada a chegada dos convidados desconhecidos.

É o mágico, desta vez em forma humana, fazendo-se chamar por barão Von Rotbart e outro Espírito do mal que passa como sendo sua filha Odila. O príncipe fica assombrado, pois a desconhecida assemelha-se muito à sua amada Odete. Desconfiando ser a rainha dos cisnes, Siegfried dança coma a desconhecida.

A imagem de Odete aparece para Siegfried, mas este não a vê, e já bastante confundido, pede a mão de Odila. Rotbart faz com que o príncipe jure seu amor por Odila, no que é atendido, no mesmo instante em que aparece Odete. Agora é tarde; já tinha empenhado a sua palavra à outra e assim Odete deverá ficar para sempre em poder do mágico. Rotbart e Odila desaparecem deixando atrás deles assombro e confusão. Desesperado, o príncipe sai em busca de seu amor.

4º Ato 

 Nessa mesma noite junto ao lago:
As donzelas encantadas esperam ansiosas o regresso de Odete, que chega desolada. Suas companheiras ficam desesperadas ao saber da quebra de promessa por parte do príncipe.

Odete, vendo-se perdidas, tenta afogar-se no lago antes mesmo de converter-se em cisne e suas amigas tentam, em vão, consolá-la. O mágico, temendo o regresso de Siegfried, provoca uma tormenta mas isso não impede que o mesmo consiga chegar ao lago. Não encontrando Odete, aflito, pede às donzelas que digam onde ela se encontra, mas estas, fiéis e sinceras, tratam de enganá-lo. Entretanto, Siegfried insiste em descobrir a verdade, o que consegue e uma vez junto à sua amada, pede-lhe perdão e regozijam-se de novo com essa união.

O reaparecimento do mágico faz terminar essa alegria momentânea porque o príncipe deverá, cumprindo seu juramento, casar-se com Odila, enquanto Odete, com a chegada da aurora, deverá transformar-se em cisne para sempre. Siegfried luta com o mágico, conseguindo arrancar-lhe uma asa e lança-o nas águas revoltas do lago, ficando dessa maneira quebrado o malefício e recuperando a sua forma natural, tanto a princesa como as demais donzelas.

Smiley piscandoAté a Próxima!!Smiley piscando

 

Ballets de Repertório

Segunda história:

Giselle

Giselle - wonderfulballet.blogspot.com - Dance&Dancers

1o Ato

Ballet-pantomina, em dois atos, de Saint-Georges, Théophile Gautier e Goday sobre tema de Heinrich Heine.Apresentado pela primeira vez em Paris, no ano de 1841, com coreografia de Jean Coralli e Jules Perrot, tendo Carlota Grisi no papel da protagonista.

Giselle, uma cândida camponesa, apaixonou-se pelo aldeão Loys que, na realidade, não passa de Albrecht, rico fazendeiro.Na sua inocência e ignorado tal situação, Giselle repele o amor sincero de Hilarion, o caçador. Na festa de vindima, a filha do duque de Courind, noiva de Albrecht, encontra Giselle.

Hilarion, cheio de despeito e, por vingança, revela a Giselle, diante de todos, a identidade de Albrecht, e com quem ela, dada sua posição social, jamais poderá se casar. Surpresa e com uma imensa tristeza, Giselle proocura afogar sua decepção numa dança frenética que a mata de fadiga.

2o Ato

Em torno da sepultura de Giselle, as Willis – moças que faleceram na véspera do casamento e que, por vingança, procuram enlouquecer os rapazes – dançam para iniciar a morta nos mistérios de sua irmandade. Albrecht, ao passar ali, lança-se desesperado sobre a tumba. Ao amanhecer, Giselle volta a sepultura, as Willis desaparecem e Albrecht cai desfalecido nos braços dos companheiros que foram a sua procura.

Smiley piscandoAté a Próxima!!Smiley piscando

Variação Feminina de Corsário

 

quinta-feira

Ballets de Repertório

Primeira história:

Depois de uma grande viagem pela dança dos diversos países e toda sua cultura, vamos conhecer um pouco dos ballets de repertório e suas emocionantes histórias!!

Don Quixote

Don Quixote

1o Ato

Don Quixote (sobre o tema de Cervantes) – Apresentado pela primeira vez em Moscou, no ano de 1869 com coreografia de Marius Petipa.

Don Quixote, sonhando com romances de cavalaria, parte para percorrer o mundo com seu fiel escudeiro que o acompanha, Sancho Pança. Em Barcelona, que que está em festa; Kitri, filha de um taverneiro, namora o barbeiro Basílio.Quando Lorenzo, pai de Kitri, encontra os dois juntos, furiosamente enxota Basílio pois pretende casar sua filha com um rico aristocrata chamado Gamache.

A alegria reina na cidade quando Don Quixote e Sancho Pança chegam à praça; Don Quixote toma o taverneiro por um castelão e lhe rende homenagens; este convida Don Quixote a entrar.Sancho, que fica lá na praça, é vítima das brincadeiras dos jovens.

Don Quixote, ouvindo o pedido de socorro de seu escudeiro vê Kitri, deve ser Dulcineia, a dama de seus sonhos. Esta desaparece com Basílio; Lorenzo, Gamache e Don Quixote partem a sua procura.

2o Ato

No 2o ato, encontramos Kitri eBasílio escondidos numa taverna; surgem os três e Lorenzo decide, imediatamente, anunciar o noivado de Kitri com Gamache, Basílio combinou com Kitri um suicídio e ela se atira sobre o corpo do amado.Don Quixote, generoso e indignado, reprova a atitude de Lorenzo e, sob ameaça, decide aprovar o casamento dos dois jovens.O 2o quadro do mesmo ato desenrola-se num acampamento de ciganos, próximo de um moinho de vento, ao lado há um teatro de bonecos.

Don Quixote segue atentamente o desenrolar da peça e logo se atira em defesa dos fracos e oprimidos, esquecendo que se trata de um teatro.Avança sobre o palco, dispersa os bonecos e vendo as asas dos moinhos, pensa que são malfeitores e precipita-se contra elas.

3o Ato

No 3o ato, Don Quixote e Sancho encontramm-se num bosque. Ele, absorto, vê Dulcineia rodeada de fadas, montros e gigante, enquanto Sancho dorme.Uma trompeta de caça desperto o escudeiro; o duque e a duquesa em numemosa companhia, passam para caçar.

Sancho implora ajuda para acabar com os devaneios de seu amo.Os duques dispostos a se divertirem às custa de Don Quixote, o convidam para ir ao castelo.

4o Ato

No 4o ato, no castelo do duque, tudo está pronto para a recepção do cavalheiro errante.O mestre de cerimôniasintroduz Kitri e Basílio; ela deve representar o papel de Dulcineia e, ele, o “cavalheiro desconhecido”.

Don Quixote, seguido por Sancho, é recebido com todas as honras.Trazem Dulcineia, vítima de um feitiço. Don Quixote levanta-se para libertá-la, mas é preciso que se bata com o cavalheiro desconhecido.

Desembainha a espada e começa o duelo. Don Quixote enroscando-se entre suas esporas cai ao chão e o “cavalheiro desconhecido” leva Dulcineia embora. O duque e os cortesões se divertem a valer e a festa prossegue. Don Quixote, triste e solitário, imcompreendido por todos, deixa o castelo, em companhia de Sancho em busca de novas aventuras.

Grand jeté

Smiley piscandoAté a Próxima!!Smiley piscando